• 193 
  •  
  •  
  •  
  •  

Militares de Petrópolis visitam fabrica de manutenção de motores aeronáuticos

Equipe percorreu a área avaliando aspectos relacionados à prevenção de incêndios

 

No dia 17 de novembro, militares do quartel de Petrópolis (15º GBM) visitaram as instalações de um complexo industrial de grande porte na cidade, responsável pela manutenção de motores aeronáuticos. Na oportunidade, os bombeiros percorreram rotas de fuga e locais de acesso, identificaram dispositivos fixos e móveis de segurança contra incêndio, entre outros equipamentos relacionados à prevenção de acidentes.

Segundo a tenente-coronel Elisângela Francisca de Matos, comandante do quartel, esse tipo de instrução é importante para que as ações de resposta da unidade sejam mais eficientes.

- Com a troca de informações, os oficiais, que são responsáveis por comandar as operações, avaliaram os principais riscos da planta da empresa, além dos seus acessos e saídas, entre outras peculiaridades indispensáveis para a melhor prestação do socorro - disse a comandante. 

Equipe ACS

Corpo de Bombeiros RJ participa do Rescue Days Brasil 2021 em Santa Catarina

Provas foram realizadas na semana do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito lembrado, neste domingo (21.11), pela ONU
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participou, entre os dias 17 e 19 de novembro, da 6ª edição do Rescue Days Brasil, em Chapecó,  Santa Catarina. Considerado o maior evento de Salvamento Veicular da América Latina e o segundo maior do mundo, o treinamento envolveu 325 alunos e 40 instrutores do Brasil, além de dois instrutores da Alemanha. 
As provas foram realizadas na semana do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito lembrado, neste domingo (21.11), pela ONU. O treinamento envolveu 13 cenários montados idênticos aos que ocorrem nas estradas brasileiras como: engavetamento de veículos, tombamento e capotamento de caminhões, salvamento em colisões de ônibus, veículos em aclives, colisões em muretas, entre outros.
O Rio de Janeiro foi representado, pela 6ª vez, pelo major Fábio Contreiras, comandante do Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (Cieb), que atuou como instrutor do Módulo Pesado, voltado apenas para militares experientes na atividade e que buscam se especializar em acidentes rodoviários envolvendo caminhões.
- A Organização Mundial da Saúde nos traz uma triste realidade: o Brasil é o 5º país com o maior número de mortes por acidentes de trânsito, com 400 mil mortes na última década. Precisamos levar, acima de tudo, as melhores e mais modernas técnicas de salvamento para nossa tropa, que se encontra diuturnamente realizando mais de 45 mil atendimentos de acidentes veiculares por ano em nosso Estado. - ressaltou o oficial. 

Equipe ACS

Grupamento de Operações com Produtos Perigosos comemora 18º aniversário

Unidade fez homenagens aos militares e aos civis que fazem parte da sua história

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no dia 18 de novembro, uma cerimônia festiva em comemoração aos 18 anos de atuação do Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP).

Durante o evento, que aconteceu na sede do GOPP, em Duque de Caxias, estiveram presentes parceiros da unidade especializada como a Associação de Empresas de Campos Elíseos (ASSCAMPE), a Refinaria de Duque de Caxias (Reduc) e a Defesa Civil Municipal de Duque de Caxias, além de ex-comandantes e militares.  Em memória, o sargento Mário D´Amico Leite ganhará uma área de treinamento com seu nome: Campo de Instrução Multimodal de Emergências com Produtos Perigosos Sargento Bombeiro Militar Mário D´Amico Leite.

- Nascemos em 1998 e fomos um grupamento pioneiro no país. Hoje, atingimos a maioridade e somos uma unidade forte porque fazemos parte de uma corporação forte. Nossos militares são treinados para responder, adequadamente, a qualquer momento, às emergências, integrando as especializações com um só objetivo: "Vida alheia e riquezas salvar" – declarou o comandante do GOPP, tenente-coronel Ricardo Esteves.   

O GOPP atua em ocorrências e acidentes que envolvem produtos perigosos de origem química, biológica ou radiológica que apresentem risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente, como explosivos, líquidos e sólidos inflamáveis, gases comprimidos e substâncias oxidantes, corrosivas, radioativas, tóxicas e infectantes. 

Equipe ACS

CBMERJ capacita bombeiros em Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídio

Militares estão qualificados para atuar em todo o Estado

 

O Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) capacitou, em novembro, mais 26 bombeiros militares no curso Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídios. Ao todo, já são 48 “abordadores” especializados para este tipo de ocorrência em todo o Estado.

Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação, coronel Leandro Monteiro, o objetivo da capacitação e da qualificação constante em abordagem técnica a tentativas de suicídios é dar uma resposta à sociedade para um problema de extrema relevância e que precisa ser enfrentado por profissionais diferenciados e bem treinados.

 - Estatísticas recentes mostram que a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Por isso, estamos enfrentando o problema e somos uma tropa de “abordadores” em todo Estado, preparados para atuar com assertividade em situações desse tipo. Se antes utilizávamos o fator surpresa a fim de distrair a vítima e retirá-la do local, hoje atuamos com uma abordagem mais técnica e humanizada - afirmou o comandante-geral, Leandro Monteiro.

A ideação suicida é resultado de uma conjunção de vulnerabilidades biológicas, psíquicas e sociais, como depressão, experiência patológica de luto, transtornos de personalidade, dentre outras causas. Sendo assim, durante as aulas (teóricas e práticas), os abordadores aprendem, com psicólogos e psiquiatras, noções básicas de psicologia e psicopatologia da mente, técnicas adequadas de abordagem a pessoas com sofrimento psíquico em tentativas de suicídio, isoladamente e em equipe, procedimentos desejáveis e os que devem ser evitados nestas ocorrências, além de sistema integrado de comando em operações desta natureza.


 

Equipe ACS

Corpo de Bombeiros RJ promove III Simpósio de Prevenção de Desastres Terrestres e Aquáticos

Iniciativa acontece em Cabo Frio entre os dias 23 e 25 de novembro

 

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realiza, entre os dias 23 a 25 de novembro, em Cabo Frio, o III Simpósio de Prevenção de Desastres Terrestres e Aquáticos. A proposta do encontro é despertar a atenção dos participantes para o tema e incentivar a formação de uma cultura prevencionista na corporação e na sociedade.

A participação é aberta ao público interno e externo, como profissionais da saúde, guarda-vidas municipais, guardiões de piscina, profissionais da área de segurança do trabalho e estudantes.

- De modo geral, o público-alvo é todo aquele profissional da área de prevenção de acidentes e que busca novos conhecimentos que possam contribuir na sua atuação para evitar desastres, tanto em ambientes terrestres, quanto aquáticos, afirmou o comandante-geral do CBMERJ - coronel Leandro Monteiro.

Neste ano, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), além de militares do CBMERJ, o evento contará com a presença de personalidades de destaque da área de segurança que apresentarão as principais novidades sobre medidas de prevenção.

Entre as palestras que acontecerão nos três dias do simpósio estão “Monitoramento e Inspeção de Eventos com Drones”, no primeiro dia, às 11 horas, com Anderson Carolo, da FIRJAN; “Psicologia do Desastre”, às 8h30min, no dia 24, apresentada pela tenente-coronel Eliane Cristina (EMG), e encerrando as apresentações, no dia 25, às 10 horas, o tema será “Prevenção de Incidentes em Ambientes Aquáticos e a Cadeia de Sobrevivência”, do tenente-coronel da reserva David Szpilman (SOBRASA).

- Este ano, o evento vai agregar assuntos relacionados a acidentes terrestres e aquáticos para despertar a atenção para os devidos cuidados com os diversos tipos de ocorrências, destacando a importância das ações preventivas, a fim de se evitar a perda de vidas e bens, principal objetivo de um Bombeiro Militar - explicou o comandante-geral.

O primeiro simpósio de Prevenção de Desastres Terrestres e Aquáticos foi realizado em 2017, também na cidade de Cabo Frio. O tema central foi a prevenção e recuperação de vítimas de afogamento. O segundo, em 2018, na cidade de Campos dos Goytacazes, tratou de questões relacionadas à prevenção de acidentes aquáticos.

Inscrições: https://www.even3.com.br/simposioprevencaodesastres/

 

 

Equipe ACS

Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) promove treinamentos para médicos e enfermeiros

Qualificação sistemática dos profissionais engloba práticas preventivas e complementares nos atendimentos

 

A Diretoria Geral do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) vem realizando de forma sistemática uma série de treinamentos práticos com seus médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. O objetivo é qualificar os profissionais e implantar uma política de Saúde ampla, que envolve práticas preventivas e complementares em todos os atendimentos. No dia 16 de novembro, o treinamento foi direcionado à prevenção de flebite - nome dado à inflamação de uma veia superficial - e à Prevenção de Infecções Primárias da Corrente Sanguínea (IPCS).

 

Os treinamentos se estendem até o final do ano e, no próximo, sábado (20.11), haverá o curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), destinado a médicos que participam do tratamento de pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória ou que apresentam emergências cardiovasculares, como arritmias, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.


 

Equipe ACS

Em comemoração aos seus 125 anos, Corpo de Bombeiros oferece programação musical gratuita até sexta - Diário do Rio

Trilhas seguras na Floresta da Tijuca - Rede Globo (RJ 1)

Grávida fica presa no transito e parto é feito em estacionamento de quartel dos bombeiros - Ancelmo.com

Corpo de Bombeiros RJ promove avaliação para tratamento de canal

Consultas vão acontecer na Odontoclínica Militar Tenente-Coronel Valter Oliveira dos Santos, em Niterói

 

 A Diretoria Geral de Odontologia (DGO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vai realizar, no dia 03 de dezembro, avaliação para tratamentos de endodontia (canal).

Serão disponibilizadas 12 vagas e o agendamento prévio deve ser feito por telefone, entre 29 de novembro e 02 de dezembro. Os interessados devem estar de alta clínica e apresentar o encaminhamento para a especialidade de qualquer Centro Odontológico da corporação. É preciso apresentar, ainda, o documento de identidade ou, no caso de dependentes, carteira emitida pelo Serviço Social do CBMERJ.

Confira a seguir os dados para agendamento e o local de avaliação:

 

Odontoclínica Militar Tenente-Coronel Valter Oliveira dos Santos (OMTCVOS)

 

Data: 03 de dezembro de 2021 (sexta-feira)

Agendamento prévio: De 29 de novembro a 02 de dezembro de 2021.

Endereço: Rua Marquês de Paraná, 134, Centro - Niterói

Telefone: 2717-7422 / 2618-1646

Equipe ACS

 

Página 1 de 118